Pensem bem: o que é melhor, viver uma vida sem raciocínio, vivendo apenas instintivamente, como animais ou o nosso tipo de vida , com essa que é a maior dádiva da humanidade, a capacidade de raciocínio?
a primeira vista parece uma resposta fácil, eu sei, somos superiores e até no interior do maior dos pessimistas há um certo contentamento por ser humano. Mas se analisarmos bem, a vida irracional mesmo comparada com uma de um humano que teve uma boa vida, foi muito menos sofrida e muito menos insegura até pelo animal não ter esses conceitos que só nós sabemos, pois foram criados por nós.Na vida racional momentos ruins são inevitáveis, e quanto mais você pensa, maior é a sensação de ''vazio'' sentido. por isso lhes pergunto de novo: é melhor ter uma vida sem preocupações, puramente instintiva, ou uma cheia de preocupações porém racional e tudo que isso possibilita?
Excelente texto, rapaz. Por ser um pensativo por natureza, fico com a segunda opção, até porque não conseguiria aderir ao primeiro grupo de pessoas. Mas, caso fosse uma pessoa "deixa a vida me levar", como costumo referi-me à pessoas que não estão nem aí pra sua maior dádiva, não sei qual seria min ha preferência...
ResponderExcluir