domingo, 17 de outubro de 2010

paradigma da religião

''O Homem inventou Deus para poder viver sem se matar.'' (Fiódor Dostoiévski)

Esse post é para mostrar a minha opinião sobre esse que é o maior instrumento de controle de população da história da humanidade.
Meu paradigma consiste no seguinte: sou ateu agnóstico e tenho uma certa aversão às religiões em geral(apesar de respeitá-las), pelo jeito como impediu o avanço da humanidade e impede até hoje; as guerras que mais mataram, tem teor religioso; a religião sempre foi o maior aliado do absolutismo para controlar a população...etc. Apesar disso,sei que um mundo sem religião, seria impossível, por mais que eu não precise dela, as populações em geral precisam, e é inegável o papel fundamental que ela tem para a população leiga, que carece de conforto,pois essas pessoas precisam se apegar a algo e a vida delas sem fé passa a não ter sentido seria um sofrimento sem recompensa, esse meu pensamento pode ser muito bem ilustrado pela frase acima.
para finalizar,em um mundo utópico em que as pessoas só carecessem de conhecimento a religião seria descartável, mas no nosso em que as pessoas carecem de conforto ela é necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário